INFORMAÇÃO

CURSOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA

As inscrições para os cursos de PLH, para o ano letivo de 2022/2023 decorrerão entre 1 de março e 30 de abril, encontrando-se disponibilizada informação complementar na página internet do Camões, I.P. (https://www.instituto-camoes.pt).

O ensino da Língua Portuguesa é um direito dos cidadãos portugueses garantido na constituição portuguesa. O Ensino Português no Estrangeiro (EPE) é tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Educação, cabendo a respetiva gestão e coordenação ao Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..

Com cerca de 260 milhões de falantes, a língua portuguesa é a 4.ª língua mais falada do mundo. Aprender português alarga os horizontes afetivos, culturais e profissionais.

Com efeito, "A língua portuguesa é hoje uma das mais influentes do mundo, com tendência para o crescimento dos seus falantes, dos utilizadores como segunda língua e da sua afirmação como língua de cultura e ciência" (in Reto, L. (2012) Potencial económico da língua portuguesa).

A Coordenação do Ensino Português na Suíça é responsável pela organização e implementação dos cursos de Português Língua de Herança, que contam também com o apoio das autoridades cantonais (artº. 4° da Concordata HarmoS).

Na verdade, a riqueza linguística e cultural das crianças e jovens oriundos das comunidades migrantes é de incentivar e cuidar, sendo essa a função dos cursos de PLH. As aulas de PLH reforçam as competências linguísticas dos alunos e servem de apoio para a construção da sua identidade e, consequentemente, para uma melhor integração na sociedade de acolhimento. Acresce que a aprendizagem de mais de uma língua desenvolve e estimula a flexibilidade cognitiva e a competência certificada em várias línguas é uma vantagem profissional no mundo globalizado.

Os cursos de PLH dirigem-se a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, são opcionais e lecionados após o horário do ensino regular suíço. Apesar da frequência das aulas de PLH ser facultativa, a avaliação atribuída aos alunos é tida em consideração pelos professores e direções escolares do ensino regular.

A aprendizagem e certificação em Língua Portuguesa representa, também, uma mais-valia para a frequência do ensino superior em Portugal, encontrando-se as universidades portuguesas entre as mais reconhecidas e prestigiadas a nível internacional. Recorda-se, aliás, que o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares foi alargado para permitir a candidatura a todos os lusodescendentes de nacionalidade portuguesa e residentes no estrangeiro.

O prazo e as condições de inscrição nos cursos de PLH são divulgados na página internet do Camões, IP: https://www.instituto-camoes.pt/ onde poderá consultar informação complementar sobre os cursos de PLH.

Para mais informações sobre a atividade e contactos da Coordenação do Ensino Português na Suíça, poderá consultar a página internet: https://www.epesuica.ch.

  • Partilhe