Organiza-se pela 9.ª vez em Portugal, o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes que terá lugar em Fátima, de 14 a 18 de dezembro de 2022.

A Cap Magellan, organização promotora, é a maior associação de jovens lusodescendentes, com o objetivo de promover a língua portuguesa e a cultura lusófona. A associação foi pioneira em vários projetos e ações que destacam os trunfos de uma dupla cultura no seio de uma sociedade em plena mutação.

Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, é um evento dedicado aos jovens entre os 18 e 35 anos, à margem dos Encontros Nacional de Investimento da Diáspora (PNAID), que decorrem eles entre os dias 15 e 17 de dezembro. Os PNAID, uma continuação dos Encontros de Investidores da Diáspora, organizados desde 2016, são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior. O Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora Portuguesa é uma iniciativa governamental que visa aumentar o valor das comunidades portuguesas, promovendo os investimentos da diáspora, especialmente no interior do país, bem como a exportação e internacionalização de empresas nacionais através da diáspora.

Este encontro está sujeito a inscrição prévia e as candidaturas estão abertas no site da associação. O tema deste ano será "A Empregabilidade na Europa: o Digital ao serviço da Ecologia e da Inclusão dos Jovens". Através deste encontro, são propostas formações a jovens líderes e jovens presentes de diferentes países europeus e de diferentes nacionalidades. Ao longo do programa, os jovens participarão em seminários, atividades deformação, mas também em visitas de descoberta regional.

As actividades visam destacar o bilinguismo e o multiculturalismo que muitos jovens de origem lusófona ou portuguesa têm em comum na Europa, mas também dar respostas aos jovens para quem é mais difícil encontrar trabalho.

Os participantes construirão um projeto comum em parceria com a região e as empresas aí localizadas, de modo a melhorar a pegada ambiental destas últimas.

Para mais informações por favor consultar aqui

  • Partilhe